O Observatório de Jornalismo Cultural (ObjorC) se apresenta como o primeiro observatório na web totalmente voltado para a prática do Jornalismo Cultural no Brasil, realizando um trabalho de monitoramento e análise das plataformas e das produções voltadas ao campo da cultura. Nesse contexto, o projeto visa estimular a reflexão em torno de bons exemplos da atividade jornalística, promovendo a incorporação de abordagens que sirvam de referência para o desenvolvimento de conteúdos voltados para essa esfera do jornalismo.
Na sua essência, o ObjorC resulta de um aprofundamento das atividades desenvolvidas na disciplina Observatório de Mídia, que propõe a verificação de plataformas e conteúdos quanto à atualidade e importância desses mecanismos de observação no cenário midiático contemporâneo. Dessa forma, ao passo que o ObjorC avança em seu caráter extensionista, é criado um espaço propício para a formação contínua e qualificada de profissionais, docentes e discentes que se interessem pela cultura enquanto objeto de observação, bem como um meio de ampliação de alcance de artistas, produtores, ativistas e pautas culturais.
Para além disso, o projeto integra, desde 2021, a Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD), atuando como parceiro juntamente a outras entidades que buscam e tem como interesse unir forças no combate à desinformação e às notícias falsas. Através dessa participação e iniciativa, surgiu a ideia de viabilizar que essa temática pudesse ultrapassar muros acadêmicos. Com isso, o ObjorC passou a promover oficinas interativas em escolas e espaços educacionais com a proposta de desmistificar as tão faladas fake news para grupos potencialmente vulneráveis a elas.